Blog
5 passos para se recuperar da lipoaspiração
O pós-operatório é uma etapa muito importante de qualquer procedimento. É muito importante ficar atento aos passos que potencializam a recuperação neste processo. Neste artigo listamos algumas dicas que vão te ajudar neste período depois de uma lipoaspiração.
COMPARTILHE: |
Um dos quesitos que deve ser levado em consideração ao realizar um procedimento, é seu processo de recuperação. Se é dolorido ou não, em quanto tempo poderá voltar a trabalhar, a praticar exercícios, são questões que devem se atentar antes de qualquer cirurgia.

Como a lipoaspiração, também conhecida como Lipo, que consiste em um procedimento cirúrgico que visa melhorar o contorno do corpo, por meio de pequenas incisões. E a recuperação dessas incisões é o que impede muitas pacientes de realizar o procedimento, seja por falta de informação ou puramente medo. 

Pensando isso, separamos algumas informações e dicas sobre a recuperação da lipoaspiração. Continue lendo e confira os 5 passos para se recuperar da lipoaspiração.
 

Como é realizado o procedimento 


A lipoaspiração é um procedimento médico que remove parte da gordura da pele, mais precisamente, o tecido adiposo superficial, por meio de seringas ligadas a um aparelho sugador. 

A lipoaspiração tem um propósito bastante claro: remover acúmulos de gordura que atrapalhem a silhueta corporal, ou seja, aqueles depósitos que geralmente destoam do resto do corpo.

O método é simples, porém trata-se de um procedimento delicado, por isso deve se atentar a sua recuperação. 
O procedimento se baseia na incisão de uma seringa, que aspira a gordura por meio de uma cânula oca.
 

Qual anestesia é utilizada? 


É necessário anestesia no procedimento, e pode ser tanto geral quanto local, dependendo do caso. Para lipoaspiração em membros inferiores, a anestesia também pode ser raquidiana ou peridural.
 

Há riscos? 


Como todo procedimento, apresenta algum tipo de risco, porém, com todos os exames prévios e avaliações, os riscos são mínimos.  Mas lembre-se: todas as ações médicas, principalmente com incisões, são delicadas e exigem cuidados. 

E saiba como realizar esses cuidados com os 5 passos para se recuperar da lipoaspiração. 
 

1.    O repouso é importante, mas não precisa ser absoluto 


A recuperação da lipoaspiração, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, é bastante rápida. O tempo necessário para retomar as atividades varia bastante de acordo com a extensão da área operada, sendo importante respeitar o repouso indicado pelo cirurgião.

O repouso inicial pode durar alguns dias, sendo necessário limitar o movimento principalmente da região operada. Apesar disso, é ideal realizar algumas caminhadas dentro de casa a cada duas horas. 
 

2.    Algumas dores são normais, não se desespere 


No pós-operatório da lipoaspiração é normal sentir dor e, é comum aparecerem hematomas e inchaço na área operada.
Ela resulta do estímulo gerado pelas cânulas de sucção e de como o tecido foi tratado durante o procedimento.

Por mais que as incisões sejam pequenas, é esperado que sinta algum nível de dor ou desconforto no pós-operatório, mas não deve ser intensa, podendo ser receitados alguns remédios para seu alívio.
 

3.    A cinta pós-cirúrgica é sua aliada da recuperação 


Sua malha elástica é responsável por causar pressão na região operada e auxiliar no posicionamento o tecido no local correto. Deve ser usada, em média, por 30 dias.

Seu uso é importante, pois durante a cirurgia de lipoaspiração, a gordura é aspirada através de uma cânula. Após esse procedimento, o local fica vazio e para que haja uma boa cicatrização, esse espaço precisa ser eliminado.

Seu uso contínuo pode ajudar o organismo em vários quesitos, como:
•    Reabsorver os líquidos que causam o inchaço;
•    Promover uma melhor cicatrização dos tecidos;
•    Deixar a área livre de irregularidades na superfície;
•    Evitar pequenos sangramentos.
 

4.    A importância da drenagem linfática no pós-operatório 


Outro cuidado muito importante é a realização de sessões de drenagem linfática com um profissional especializado, para melhorar o inchaço e diminuir a chance de fibroses. 

Após a cirurgia, seu corpo apresenta inchaços e hematomas decorrentes do acumulo de líquidos, e para aliviar esses efeitos, é sugerido o uso das sessões de drenagem. 

A drenagem linfática ajuda a reduzir o edema por meio de eliminação do excesso de líquido abaixo da pele, dissolve os nódulos, acelera a cicatrização, reduz o inchaço, além de aliviar a dor pós-operatória.

A drenagem pode ser feita também antes da realização do procedimento, como forma de preparação do corpo. 
 

5.    Invista na recuperação da lipoaspiração para obter bons resultados 


A recuperação de lipoaspiração é fundamental para uma boa cicatrização.

Seu tempo é relativamente rápida, dentro de 15 dias aproximadamente, a paciente consegue voltar para a sua rotina. Claro, evitando atividades que exijam muito esforço e exposição ao sol.

Nos primeiros dias, o desconforto é o sintoma mais comum no pós-operatório de lipoaspiração. Para o seu alivio, o médico pode prescrever analgésicos e repouso durante a primeira semana. 

Após a cirurgia é comum que o local operado fique com manchas vermelhas, que se tornam roxas com o tempo, mas desaparecem em cerca de 20 dias.

Para a recuperação da lipoaspiração, se atente a essas recomendações importantes:

•    Usar a cinta elástica durante pelo período recomendado;
•    Não fazer esforços;
•    Mexer as pernas com frequência para evitar a trombose venosa profunda.
•    Sem academia ou exercícios físicos por pelo menos 2 meses;
•    Deitar sem pressionar o local aspirado
•    Voltar a dirigir somente depois de 10 dias;
•    Tomar bastante água para evitar a desidratação e tonturas;
•    Evitar exposição ao sol. Será liberada somente depois do corpo estar completamente desinchado e sem hematomas

Agora que você conhece um pouco sobre a recuperação na lipoaspiração, marque a primeira consulta com o médico de seu interesse. Mas lembre-se de consultar seu especialista para saber mais. 

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou possui interesse em realizar o procedimento cirúrgico? Entre em contato conosco e agende sua consulta para receber informações precisas e adaptadas a você. Nossa equipe está sempre pronta para te atender da forma mais eficiente possível.