Blog
6 cuidados que devem ser observados na preparação da cirurgia plástica
Toda preparação para cirurgia plástica deve ser desenvolvida de maneira adequada. Por isso, antes de mais nada é preciso estabelecer junto ao médico responsável o tratamento mais indicado. Confira 6 cuidados que devem ser observados na preparação da sua cirurgia plástica!
COMPARTILHE: |

Toda preparação para cirurgia plástica deve ser desenvolvida de maneira adequada. Por isso, antes de mais nada é preciso estabelecer junto ao médico responsável o tratamento mais indicado. Assim, após determinar qual parte do corpo será alterada, o paciente precisa se informar sobre o procedimento que será realizado.

Dessa forma, é possível estar bem física e psicologicamente antes de se submeter a uma intervenção cirúrgica invasiva. Nesse aspecto, o pré-operatório é uma fase muito importante do planejamento, afinal, serão longos dias, semanas e até mesmo até o dia da cirurgia. Todo esse cuidado é necessário para que o paciente tenha uma recuperação tranquila e alcance os resultados desejados.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, além da boa saúde física é primordial apresentar um bom preparo emocional, já que se trata de um processo demorado e podem ser necessários alguns dias de internação e muita dedicação no pós-operatório. Pensando nisso, preparamos 6 dicas que vão ajudá-lo nos momentos que antecedem o procedimento cirúrgico escolhido. Confira!

1. Escolha um cirurgião de confiança

A definição mais importante para o bom resultado de um procedimento cirúrgico é determinar o cirurgião que será responsável por conduzir o seu procedimento. Nesse momento, é importante verificar a qualificação do profissional bem como sua habilitação na especialidade escolhida. 

Recomenda-se buscar por profissionais que estejam devidamente autorizados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realizar tal intervenção. Assim, é possível garantir que o médico passou por um treinamento rigoroso para realizar o tipo de cirurgia que será aplicada, além de estar de acordo com o código de ética da profissão.

Isso significa que o médico é capaz de oferecer todos os recursos necessários para garantir a integridade do paciente durante cirurgia. Nesse sentido, conversar com parentes e amigos em busca de indicações pode ser uma solução adequada, afinal, ficará mais fácil estabelecer um laço de confiança entre as partes, o que é extremamente importante.

2. Converse sobre os riscos do procedimento

Todo procedimento cirúrgico apresenta riscos, ainda que sejam mínimos. Por isso, lembre-se de perguntar o seu médico sobre os detalhes do procedimento, especialmente em relação aos perigos inerentes à cirurgia. Embora seja extremamente seguro, é fundamental se cercar de todas as informações necessárias para avaliar se os eventuais riscos são razoáveis e compatíveis com suas expectativas. 

Seja pelo entusiasmo de mudar a aparência ou o medo da cirurgia, é natural sentir-se inseguro e até mesmo ansioso quando o assunto é cirurgia plástica. Por isso, o paciente deve sanar todas as suas dúvidas, afinal, assim como pode mudar a vida, a autoestima e a qualidade de vida, os riscos não devem ser ignorados e precisam ser avaliados com critério tanto pelo cirurgião quanto pelo paciente.

3. Faça todos os exames pré-operatórios

Antes de se submeter a um procedimento cirúrgico, o paciente deve realizar uma bateria de exames complementares para avaliar sua condição geral de saúde. Isto é, o médico deve investigar se há alguma doença pré-existente que pode incorrer em qualquer tipo de complicação no momento da cirurgia bem como durante o período de recuperação. 

Em alguns casos, o indivíduo pode não ser habilitado para cirurgia caso haja contraindicações. Portanto, esse aspecto é indispensável e deve ser prioridade na segurança do paciente, já que ignorar esse cuidado pode comprometer o resultado da cirurgia e até mesmo trazer complicações importantes à saúde do paciente. 

De modo geral, os exames solicitados têm por objetivo:

  • verificar a capacidade de coagulação do paciente, de modo a evitar sangramentos e hemorragias durante o procedimento;

  • analisar os níveis de glicose no sangue, já que isso poderá comprometer o pós-operatório e levar a quadros de infecções;

  • observar o funcionamento adequado dos rins e do sistema imunológico;

  • avaliar a capacidade cardiorrespiratória do paciente por meio de exames de imagem, eletrocardiograma, entre outros.

4. Programe seu procedimento com antecedência

Por se tratar de um procedimento de caráter estético, as cirurgias plásticas podem ser planejadas com tempo, favorecendo a qualidade do procedimento. Esse cuidado é fundamentalmente importante, já que assim será possível considerar todos os detalhes da cirurgia, como:

  • ter mais tempo para reunir o dinheiro necessário;

  • definir a melhor época do ano, isto é, o momento em que terá mais facilidade e comodidade no pós-cirúrgico;

  • realizar os exames médicos necessários;

  • abandonar hábitos que são prejudiciais à saúde — e podem comprometer a realização do procedimento;

  • realizar atividades físicas com regularidade;

  • controlar doenças preexistentes como diabetes e hipertensão;

  • reduzir o peso corporal;

  • diminuir ou extinguir o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

5. Prepare-se psicologicamente para cirurgia plástica

A preparação psicológica é um momento muito importante para quem deseja passar por uma cirurgia plástica. Em alguns casos, as ansiedades provocadas pelas expectativas em relação ao procedimento são comuns, mas devem ser controladas para não comprometer a realização da intervenção.

Em função disso, alguns pacientes podem não estar aptos a cirurgia, tendo em vista que a saúde emocional também deve se manter em equilíbrio. Dessa forma, o paciente deve se sentir convicto em relação aos seus objetivos, já que o fazer por se sentir pressionado, pode gerar resultados ilusórios e uma decepção ainda maior. 

Portanto, é indispensável saber lidar com questões emocionais antes de realizar qualquer cirurgia plástica. Nesse sentido, alguns cuidados podem ser extremamente úteis, como definir uma equipe qualificada, escolher uma clínica ou hospital preparados para eventuais emergências, realizar todas as consultas e avaliações, etc.

Além disso, é preciso adequar as suas expectativas para o resultado real que o procedimento pode oferecer. Se necessário, pode ser indicado um acompanhamento psicológico para assegurar o próprio bem-estar e reduzir o peso da busca por um corpo perfeito.

6. Mantenha uma boa dieta

Manter uma dieta equilibrada é fundamental para todo paciente, afinal, estar nutrido de maneira adequada pode contribuir para um processo de cicatrização mais apropriado. Por isso, consumir alimentos ricos em vitaminas A, B, C, K, cobre, ferro e zinco são cruciais para o sucesso do pós-operatório.

Além desses alimentos, o consumo de carnes, verduras e vegetais pode contribuir para uma alimentação balanceada e rica em nutrientes indispensáveis a boa recuperação. Ademais, é importante lembrar que esse cuidado apenas produzirá efeitos positivos se forem aplicados meses antes da realização do procedimento.

Muitas decisões importantes são tomadas durante a preparação para cirurgia plástica. Isso porque, respeitar todos os cuidados pré-operatórios é indispensável para garantir a tranquilidade do paciente perante o estresse da intervenção cirúrgica e a eficiência do tratamento propriamente dito. 

Portanto, para ver um resultado satisfatório, o paciente deve se organizar com antecedência, tirar todas as dúvidas e adotar as melhores práticas para uma intervenção segura.

O que achou das dicas e informações que trouxemos neste artigo? Se gostou do nosso conteúdo e deseja fazer uma avaliação apropriada para garantir a qualidade dos procedimentos escolhidos, entre em contato conosco e agende a sua consulta!