Blog
Quando colocar silicone: antes ou depois da gestação? Descubra!
Durante a gestação, o corpo feminino passa por uma série de transformações importantes. Um deles são os seios, portanto, para corrigir o formato dos seios, muitas mulheres planejam colocar uma prótese de silicone. Mas, afinal, qual o momento ideal: antes ou depois da amamentação?
COMPARTILHE: |

Durante a gestação, o corpo feminino passa por uma série de transformações importantes. O surgimento de estrias e o aumento da flacidez das mamas estão entre os principais problemas enfrentados durante a gravidez. Portanto, para corrigir o formato dos seios, muitas mulheres planejam colocar uma prótese de silicone. Mas, afinal, qual o momento ideal: antes ou depois da amamentação?

Indispensável nos primeiros meses de vida, o leite materno é fonte de nutrientes e o principal agente responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico dos recém-nascidos. Portanto, primordial para um desenvolvimento saudável de qualquer criança. Em contrapartida, a prótese mamária pode melhorar a autoestima da mulher, influenciando sua qualidade de vida e bem-estar com sua autoimagem.

Por isso, ainda hoje existem muitas dúvidas sobre a influência do silicone no processo de aleitamento materno. Para esclarecer alguns questionamentos sobre o assunto, preparamos este artigo com uma série de informações importantes. Continue a leitura e saiba mais!

Próteses de silicone podem influenciar na amamentação?

Embora se trate de um procedimento relativamente simples, a mamoplastia de aumento exige cuidados importantes e até mesmo demanda a tomada de decisões cruciais. Afinal, existem riscos que estão atrelados à eventuais complicações, e por isso, recomenda-se avaliar individualmente cada caso em conjunto com o seu médico.

Apesar disso, é importante deixar claro que o aleitamento não será prejudicado por conta desse tipo de intervenção cirúrgica. Isso porque, o processo de amamentação não está relacionado com a presença de implantes, afinal, a glândula mamária é que tem a função de produzir o leite materno.

Por outro lado, a possibilidade de amamentação após implante de silicone vai depender de alguns fatores, como a aplicação correta de técnicas cirúrgicas, quantidade de tecido mamário removido e o comprometimento de conexões nervosas, por exemplo. Além disso, existem importantes alterações fisiológicas nas mamas durante o período da gestação.

Os hormônios produzidos durante a gravidez podem modificar o formato das mamas. Com isso, a harmonização corporal pode ser comprometida, impactando também no processo de aleitamento. Nesses casos, podem ser indicadas cirurgias complementares para alterar a forma e posição das mamas, garantindo a amamentação correta dos bebês.

Qual o tamanho ideal do silicone?

A definição do tipo de prótese adotada deve ser feita com cuidado, afinal, trata-se de uma escolha importante e que vai alterar a composição corporal das pacientes. Em linhas gerais, é preciso entender que há diferentes formatos e suas indicações podem variar de acordo com o objetivo da cirurgia, característica do corpo e demais fatores.

Assim, para garantir um resultado com maior naturalidade possível, o profissional responsável deve analisar o formato e volume de modo que preserve o máximo a naturalidade do corpo. Portanto, o tamanho ideal deve variar de acordo com cada paciente e, assim, avaliado individualmente.

É possível estimular a produção de leite com próteses de mama?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o aleitamento materno pode sofrer inúmeras interferências, tornando-o mais simples ou apresentando maiores dificuldades na hora de amamentar. Apesar de grande parte das mulheres produzirem leite de maneira adequada e suficiente para a nutrição do bebê, algumas mamães podem não produzir o volume necessário.

Nesse caso, é preciso estimular a produção de leite, tendo ou não uma prótese nas mamas. Isso geralmente está associado a presença de quantidade insuficiente de tecido glandular. Portanto, tanto o implante subglandular quanto submuscular não tem relação direta com a capacidade de produção de leite.

Portanto, confira abaixo algumas dicas que poderão ajudá-la a fornecer a nutrição completa para o seu próximo filho, mesmo após realizar uma mamoplastia de aumento.

Invista na amamentação exclusiva

Nos primeiros meses é fundamental oferecer a criança apenas o leite materno. Além de estimular a produção de leite, não ter contato com fórmulas, chás e alimentos sólidos pode fazer com que o bebê consiga quantidades cada vez maiores do leite materno.

Descanse corretamente

O cansaço físico e mental são um dos principais responsáveis pelo esgotamento do leite materno. Por isso, é fundamental aproveitar os momentos de descanso do bebê para também dormir um pouco. Com isso, os níveis de estresse — que comprometem a produção de leite — serão normalizados.

Beba bastante líquidos

Além disso dormir o suficiente, consumir bastante líquido pode contribuir ainda mais para produção de leite. Assim, é essencial que as mães façam a ingestão de aproximadamente dois à quatro litros de água por dia.

Viu como é possível amamentar com o uso de próteses mamárias? Dessa forma, a colocação de silicone antes ou depois da gestação não é um fator impeditivo para o aleitamento materno. Além disso, não existem riscos biológicos atrelados a composição química do silicone, já que eles não se misturam.

Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe um comentário nessa publicação e compartilhe com nossos demais leitores a sua experiência de amamentação após a colocação de próteses de mama.