Blog
A importância da alimentação para a manutenção dos resultados da cirurgia plástica
Se você acabou de se submeter a um procedimento cirúrgico de caráter estético ou não, é fundamental tomar algumas precauções para que os resultados da sua cirurgia possa ser mantidos.
COMPARTILHE: |

Após realizar um procedimento estético, é muito comum que os pacientes em pós-operatório apresentem dúvidas em relação à alimentação adequada para manutenção dos resultados da cirurgia plástica. Além desse aspecto, adotar hábitos saudáveis pode, inclusive, contribuir para uma recuperação rápida e uma cicatrização eficiente.

Portanto, a nutrição é um aliado indispensável para resultados satisfatórios. Isso porque ingerir os nutrientes necessários depois de uma cirurgia pode contribuir para que o organismo se recupere e cicatrize rápido. Ademais, é esperado uma evolução satisfatória na saúde geral do paciente recém operado que adota uma alimentação saudável.

Entenda mais sobre o assunto nos próximos tópicos!

Afinal, qual o papel da alimentação nas cirurgias plásticas?

Em via de regra, uma alimentação equilibrada é um passo indispensável tanto nos meses antecedentes ao procedimento quanto após a realização da cirurgia. Isso acontece porque o alimento auxilia na preparação do organismo para se submeter ao processo operatório. Além disso, esse quesito pode melhorar as chances de não haver eventuais complicações.

Enquanto a alimentação saudável é necessária para organização do metabolismo no pré-operatório, durante a recuperação ela poderá comprometer os resultados, contribuindo ainda para complicações importantes caso não seja tomada as medidas adequadas. Por outro lado, ao adotar uma postura preventiva, a alimentação promoverá uma recuperação mais rápida.

O que ingerir para manutenção dos resultados da cirurgia plástica?

Em linhas gerais, a primeira refeição após procedimento cirúrgico é composta por alimentos mais leves. Além disso, é recomendável que se adote uma dieta especialmente líquida ou pastosa. Esse tipo de consistência é necessário, pois o organismo ainda apresenta uma sensibilidade aos efeitos provocados pela anestesia e pelo jejum.

Por outro lado, em se tratando de procedimentos na face como rinoplastia ou lifting, o ideal é escolher alimentos que facilitem o processo de mastigação, de modo a evitar que a região operada seja forçada, ainda que involuntariamente. Ademais, o paciente não deve se submeter a uma dieta radical ou rigorosa.

Nesse momento, o mais indicado é evitar alimentos industrializados e processados. Para tanto, basta investir em alimentos que forneçam nutrientes ricos em vitaminas do tipo A, C, E, ferro, fibras e gorduras boas, afinal, estes contribuirão para a potencialização dos resultados da cirurgia plástica.

Confira, a seguir, algumas sugestões que preparamos para construir um cardápio pensando na manutenção dos resultados da cirurgia plástica.

Carnes magras

Rica em proteínas, as carnes magras oferecem ao organismo alguns aminoácidos que são essenciais para o processo de cicatrização e sintetização do colágeno. Além das proteínas de origem animal, é possível encontrar tanto a arginina quanto a valina em leguminosas como soja, feijão, milho, ervilhas, nozes, avelã, amêndoas, entre outros.

Peixes

O consumo de gorduras boas é primordial para que o organismo produza anticorpos para combater processos inflamatórios. Nesse sentido, além das gorduras vegetais como o azeite e as sementes de chia, peixes ricos em ômega 3 são excelentes para cicatrização e redução dos processos inflamatórios.

Grãos

Como já dito, a alimentação contribui diretamente para a aceleração do processo de cicatrização. Ou seja, um organismo malnutrido pode comprometer esse processo, especialmente em relação a formações de novos vasos sanguíneos e na sintetização do colágeno.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a ingestão de grãos é muito importante. Afinal, o grupo de alimentos composto por feijão, lentilha e ervilha — além de ovos e aves — são poderosas fontes de ferro. 

O déficit dessa substância pode, entre outras consequências, gerar quadros de anemia e desnutrição. Como consequência, o oxigênio transportado pelo sangue não chegará adequadamente às células, comprometendo seu funcionamento adequado e, no caso de incisões cirúrgicas, dificultando o seu fechamento correto.

Frutas cítricas e vermelhas

O consumo de frutas cítricas após realização de procedimento cirúrgico é importante, pois esses alimentos oferecem vitamina C em abundância. Nesse caso, essa substância tem papel fundamental para diversas aplicações, principalmente relacionados ao aumento da imunidade e metabolização do ferro pelo organismo. 

Nesse sentido, alimentos como morango, abacaxi, laranja, acerola e limão bem como vegetais compostos por espinafre, brócolis, tomate e pimentão não devem ficar de fora da sua dieta. Ademais, frutas vermelhas como amoras, mirtilos e framboesas são poderosos antioxidantes e contribuem para melhor circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e impedindo infecções.

Líquidos

Por fim, outro grupo extremamente importante é o consumo de líquidos. Isso porque, ao manter o corpo hidratado, o organismo diminui consideravelmente a ocorrência de inchaços. Nesse sentido, ingerir água em sua forma natural é o primeiro passo para melhorar a hidratação. Contudo, é válido investir em sucos de frutas (naturais) e água de coco. Esse último exemplo poderá, inclusive, equilibrar os níveis de sódio e potássio no organismo. 

Então, quais alimentos devem ser evitados nessa fase?

Se você acabou de se submeter a um procedimento cirúrgico de caráter estético ou não, é fundamental tomar algumas precauções, evitando principalmente o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, açúcar refinado e sódio. Para tanto, é recomendável abandonar o uso de produtos embutidos, enlatados e industrializados, fundamentalmente durante o pós-operatório.

Além disso, devem ser incluídas a lista de alimentos restritos opções como fast food, refrigerantes, molhos prontos, biscoitos, salsichas, presuntos, alimentos fritos, gordurosos e bebidas alcoólicas. Afinal, esses produtos podem comprometer o processo de cicatrização, reduzir a imunidade e causar inchaços e inflamações.

Concluindo, o cuidado com a alimentação é um passo fundamental para a manutenção dos resultados da cirurgia plástica. Além de contribuir para uma recuperação acelerada, adotar hábitos alimentares saudáveis poderá ajudá-lo a reduzir os riscos de eventuais complicações. Ademais, esse tipo de cuidado deve existir a qualquer momento da vida, independente da realização de procedimentos estéticos. 

Agora você já sabe quais as melhores práticas alimentares no pós-cirúrgico. Para obter mais detalhes e entender as necessidades específicas para o seu caso, agende agora mesmo uma consulta conosco.