Blog
Cirurgia Plástica na Adolescência: como é esta relação?
A cirurgia plástica tem ficado cada vez mais requisitada pelos públicos mais jovens. Neste artigo nós discorremos sobre isso.
COMPARTILHE: |
É um fato conhecido por todos que a adolescência é marcada pela transformação do corpo e a pressão social que isso causa. O processo interfere diretamente na formação biológica e psicológica do adolescente e traz diversos desafios tanto para ele quanto para a família.

Devido à busca por se adequar aos padrões estéticos que se sente pressionado a se enquadrar, a procura por intervenções cirúrgicas entre adolescentes tem ficado cada vez mais comum. Apesar de dividir a opinião da comunidade médica e outros profissionais especialistas, o Brasil já lidera o ranking de cirurgia plástica entre adolescentes. Só nos últimos 10 anos, já houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos de idade.  

Cirurgia Plástica na Adolescência: os procedimentos mais procurados

Um estudo da Revista Adolescência e Saúde destacou os procedimentos mais procurados por quem decide realizar cirurgia plástica na adolescência e trouxe algumas reflexões que merecem ser mencionadas.

Dentre os procedimentos, os mais procurados entre esses adolescentes são o aumento/diminuição dos seios, ginecomastia e lipoaspiração. No primeiro caso, é possível observar muitos casos em que se instaura uma enorme ansiedade para crescimento dos seios entre garotas que ainda não tiveram o corpo completamente desenvolvido e que começam a buscar formas de adiantar a evolução biológica.

No segundo caso, é importante mencionar que muitos casos de aumento de tecido mamário entre homens regridem naturalmente ou com o uso de medicação, mas o constrangimento devido aos tabus sociais são tão grandes que eles passam a buscar uma solução mais imediata.

Já no terceiro caso, podemos notar o reflexo do aumento do número de casos de obesidade infantil. Os hábitos alimentares e fácil acesso das crianças e adolescentes a produtos industrializados e nada saudáveis, aliados a uma vida sedentária, têm gerado jovens cada vez mais insatisfeitos com seus corpos e com um forte sentimento de inferioridade.

Por fim, sabemos que, assim como o interesse para a realização de cirurgia plástica na adolescência pode ser motivado por cobranças baseadas em comentários em redes sociais, ele também pode surgir a partir de situações que acabam com a autoestima e aceitação destes jovens.
 Sobre este tema, o Dr. Luiz Neto afirma: “É importante avaliar a fase de crescimento do adolescente, sua real motivação, observar com muita responsabilidade aspectos da sua estrutura emocional, tendo em vista as expectativas criadas e reações extremas de euforia e tristeza tão comuns nesta fase de acomodação hormonal“.

Sendo assim, a cirurgia plástica na adolescência não deve ser descartada, mesmo as intervenções puramente estéticas. O importante é que todo o processo seja conduzido com responsabilidade e respeito pelo cirurgião.