Blog
Mamoplastia de redução: o que é, quais os benefícios e cuidados
Em via de regra, esse procedimento nem sempre está relacionado apenas a questões estéticas. Afinal, mamas volumosas podem provocar desconfortos físicos e problemas de saúde. Descubra agora, como garantir uma melhor simetria e volume dos seios!
COMPARTILHE: |
Na contramão das cirurgias para colocação de próteses mamárias, a mamoplastia de redução é uma técnica muito aplicada em pacientes que desejam diminuir o tamanho dos seios. Em via de regra, esse procedimento nem sempre está relacionado apenas a questões estéticas. Afinal, mamas volumosas podem provocar desconfortos físicos e problemas de saúde.
Para ajudá-la a evitar todas essas questões, explicaremos neste post os principais detalhes sobre a técnica aplicada na redução da mama. Continue a leitura e descubra como garantir uma melhor simetria e volume dos seios!

Como é feita a cirurgia de Mamoplastia de Redução?

Também chamada de mamoplastia redutora, a mamoplastia de redução é um método cirúrgico que tem por objetivo diminuir o tamanho da mama a partir da remoção do tecido excedente.
Esse procedimento cirúrgico é indicado para pacientes com idade mínima de 15 anos — desde que o tamanho dos seios já seja um problema recorrente. Sendo assim, para realização do procedimento é necessário o uso de anestesia peridural e sedação. Pode ser usada ainda, a anestesia geral.
Em linhas gerais, o tempo médio de duração da cirurgia pode variar entre 2 e 5 horas. Já o período de recuperação depende da situação clínica de cada paciente. No entanto, recomenda-se o uso de sutiã pós-cirúrgico bem como repouso absoluto ou redução dos movimentos nos membros superiores.

Primeira consulta

Na prática, durante a consulta de avaliação, a paciente poderá tirar todas as dúvidas sobre a técnica. Além disso, é sempre necessário os exames complementares para definir se esse procedimento é realmente a melhor alternativa de tratamento.
Nesse momento, o médico poderá avaliar aspectos como o formato, tamanho, volume e planos para amamentação exclusiva. Assim, será possível determinar corretamente as técnicas aplicadas bem como o tipo de incisão da mastopexia.

Qual a importância dessa cirurgia?

Apesar de estar em alta, os seios volumosos são responsáveis por grande parte dos problemas de coluna em mulheres. Isso porque, frequentemente o excesso da mama contribui para o comprometimento da postura — o que provoca danos importantes na coluna bem como na limitação de atividades rotineiras.
Além disso, é possível perceber também o aumento de infecções ou lesões na pele por conta de mamas muito grandes. A autoestima também pode ser um fator considerado na hora de determinar a necessidade cirúrgica, já que é comum a restrição do uso de roupas como biquínis e a prática comedida de atividades de alto desempenho.
Essa situação está diretamente relacionada ao constrangimento causado pela desproporção das medidas dos seios. Como consequência, muitas mulheres adotam uma rotina discreta — tendo inclusive sua vida social prejudicada pelo desconforto provocado por sua própria imagem.

Quais as indicações da mamoplastia de redução?

A imagem corporal exerce um papel fundamental na autoestima de qualquer indivíduo. Por isso, ao colocar os seios em evidência de forma negativa, pode-se gerar inúmeros incômodos, como já mencionamos. Por outro lado, o procedimento pode ser indicado também para corrigir a aparência, formato e flacidez das mamas.
Outro problema muito comum são as dores nas costas, pescoço e ombros. Isso ocorre porque, com o peso dos seios, a musculatura das costas tende a sofrer uma pressão mais intensa, dificultando a manutenção da postura de forma adequada.
Concluindo, a mamoplastia de redução é uma excelente alternativa para devolver a autoestima, afinal, por meio desse procedimento é possível garantir o equilíbrio dos seios em relação à cintura e o quadril, por exemplo. Portanto, de acordo com uma avaliação profissional é possível garantir a melhora da autoestima e bem-estar.
O que achou do nosso texto? Se tem interesse em realizar esse tipo de procedimento, entre em contato conosco agora mesmo e agende uma avaliação.