Blog
Rinoplastia: entenda o que é, para que serve e quando fazer
A rinoplastia ou simplesmente cirurgia plástica do nariz é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo aperfeiçoar o nariz. Mas, não é somente isso, esse procedimento pode renovar muito mais o seu aspecto visual. Quer saber como? Confira.
COMPARTILHE: |

O nariz é parte muito importante para a harmonia facial. Por isso, quando apresenta um formato ou tamanho inadequado, pode comprometer a aparência e impactar na autoestima de qualquer pessoa. Para contornar o problema, é comum que sejam realizados procedimentos estéticos, nesse caso, chamados de rinoplastia.

Quer entender como funciona o procedimento? Então, continue sua leitura!

O que é rinoplastia?

A rinoplastia ou simplesmente cirurgia plástica do nariz é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo aperfeiçoar o nariz, de modo a conferir um formato mais simétrico. Em linhas gerais, essa técnica é aplicada quando há indicação de mudanças estéticas no órgão.

Entretanto, em alguns casos é possível corrigir a estrutura do nariz para conferir melhor funcionalidade a parte externa do sistema respiratório, como em casos de desvio de septo ou aumento das conchas nasais (hipertrofia dos cornetos).

Além de alterar o aspecto visual, modificando o tamanho ou formato das narinas, é possível também compor de maneira mais adequada a disposição entre o nariz e o lábio superior, corrigindo problemas estruturais muito comuns em cirurgias estéticas faciais.

Quem pode realizar esse procedimento?

Em via de regra, para realizar uma rinoplastia é preciso atingir idade mínima de 15 anos. Essa recomendação se dá pelo fato de que até essa fase da vida o nariz está em desenvolvimento. Portanto, antes dessa idade é possível que o órgão ainda passe por alterações funcionais e estéticas.

Entretanto, o ideal é que o paciente que esteja insatisfeito com o tamanho ou formato do nariz aguarde até a maioridade. Isso porque, a partir dos 18 anos é possível ter uma ideia mais concreta sobre a escolha desse tipo de procedimento e para garantir que a formação das fossas e pirâmide nasais estejam concluídas de fato.

Por outro lado, caso apresente dificuldade para respirar — em decorrência do desvio de septo ou outros problemas — a rinoplastia combinada com outras técnicas pode conferir uma melhor qualidade de vida para pessoas de qualquer idade.

Qual a diferença entre rinoplastia e desvio de septo?

Em resumo, o septo nasal nada mais é do que a parte interna do nariz, isto é, a parede que separa as cavidades nasais e narinas. Em função disso, o septo tende a ter um formato irregular. Contudo, quando esse desvio é ressaltado ou recurvado em excesso, pode ser necessárias intervenções corretivas.

Na prática, entende-se essencial a correção do septo o seu grau de acentuação e localização. Dessa forma, quanto maior o desvio — e mais próximo das narinas —, menor será a capacidade respiratória, já que o encurtamento da válvula nasal compromete a passagem de ar.

Sendo assim, a rinoplastia que tem um caráter puramente estético deve ser realizada de modo concomitante a técnica chamada de rinosseptoplastia. Afinal, é por meio dela que se faz possível a correção de desvio de septo provocado tanto pelo posicionamento da parede interna quando pela má formação do nariz.

Quais os cuidados no período de recuperação?

Antes de realizar tal procedimento é preciso entender que toda cirurgia plástica pode provocar dor e envolver alguns riscos à saúde. Para minimizar essas intercorrências é preciso fazer um planejamento adequado, tomando todas as medidas necessárias.

Entretanto, ainda assim é possível que haja dor local de intensidade leve ou moderada. Nesse caso, o ideal é seguir as orientações médicas, que geralmente estão associadas a ingestão de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Por outro lado, aliviar o inchaço e os edemas comuns após esse tipo de cirurgia é preciso adotar medidas práticas, como elevar a cabeceira da cama, fazer compressas frias ou até mesmo se submeter a sessões de drenagem linfática.

De modo geral, a rinoplastia se trata de um procedimento simples, indicados em casos específicos, seja para melhorar a autoestima ou para conferir bem-estar ao paciente interessado.

Portanto, agora que você já sabe como funciona o procedimento, não perca tempo e agende uma avaliação agora mesmo!