Blog
Cirurgia de umbigo: o que é e como funciona o procedimento estético?
o umbigo é essencial para a harmonia corporal e a estética do abdome. Entretanto, por conta de modificações causadas pelo excesso de peso ou gravidez, por exemplo, a cicatriz umbilical pode sofrer deformações, comprometendo o caráter estético da marca de nascença.
COMPARTILHE: |

Embora ocupe uma pequena região do corpo e não tenha função biológica, o umbigo é essencial para a harmonia corporal e a estética do abdome. Entretanto, por conta de modificações causadas pelo excesso de peso ou gravidez, por exemplo, a cicatriz umbilical pode sofrer deformações, comprometendo o caráter estético da marca de nascença. 

Ainda que soe estranho e seja uma área pouco comum para operações, a insatisfação com a aparência da barriga tem popularizado cada vez mais a busca pela cirurgia de umbigo. Não é demais lembrar que, com as tecnologias aplicadas atualmente, quase todas as partes do corpo podem receber uma nova aparência com a ajuda de procedimentos estéticos.

Por isso, neste post vamos esclarecer os principais pontos relacionados a novidade da medicina estética. Continue a leitura para descobrir como tornar o umbigo mais agradável e bonito.

Afinal, o que é a onfaloplastia?

Também conhecida como umbilicoplastia, a onfaloplastia é o nome dado às intervenções cirúrgicas aplicadas no umbigo de homens e mulheres que apresentam excesso de gordura ou pele nessa região. Em linhas gerais, o principal objetivo do procedimento é recuperar a harmonia do abdome, dando uma nova aparência a parte inferior do tronco.

Como funciona uma cirurgia de umbigo?

Para ter umbigos mais fechados e ovais, é possível adotar metodologias pouco invasivas como aplicação de injeções de ácido poli-L-láctico (Sculptra) e até mesmo as incisões cirúrgicas nos casos mais proeminentes. A vantagem é que, independentemente do método utilizado, é possível garantir um resultado satisfatório com pouca ou quase nenhuma cicatriz. 

No entanto, para definir o melhor tipo de tratamento é preciso identificar as necessidades individuais de cada paciente. Para tanto, existe uma série de técnicas e procedimentos que podem ser adotados para oferecer resultados pouco artificiais. O intuito desse tipo de intervenção é deixar que o umbigo alcance um formato mais harmônico e com o mínimo de cesuras.

Pensando nisso, as incisões — quando necessárias — seguem formatos distintos, sendo os mais comuns em V, T, Y ou U, além das formas lineares, verticais e horizontais. Quanto menor o corte para retirar o excesso de tecido e gordura, melhor será o resultado.

Quem pode realizar esse procedimento?

A onfaloplastia é uma técnica procurada por mulheres que acabaram de sair de uma gravidez. Além disso, é muito comum em pessoas que perderam peso excessivamente em pouco tempo. Ou seja, os principais grupos de indivíduos em potencial são aqueles que passaram por um evento na qual deixaram excesso de pele.

Por outro lado, pacientes acometidos por hérnias umbilicais e que acabaram de passar por uma abdominoplastia ou lipoaspiração tendem a optar por essa cirurgia para corrigir a estética do umbigo. Contudo, todos aqueles que por algum motivo se sentem insatisfeitos com a aparência do abdômen podem se candidatar a uma eventual cirurgia.

Existem complicações importantes?

Todo procedimento médico pouco invasivo incorre em riscos mínimos de contratempos. De modo geral, a cirurgia de umbigo é uma prática segura, especialmente quando realizadas por profissionais capacitados. Contudo, vale lembrar que por menores que sejam, os riscos de lesões celulares como necroses e infecções cutâneas existem.

Quais os cuidados necessários?

Todo procedimento médico de caráter estético precisa ser bem planejado. Isso significa que o paciente deve se submeter a avaliação de um profissional qualificado que, por sua vez, apontará o melhor caminho a ser seguido para alcançar o resultado desejado.

Dessa forma, antes de decidir se submeter a qualquer procedimento, é indispensável passar por uma avaliação médica e seguir os procedimentos pré-operatórios necessários. Por se tratar de uma intervenção simples com anestesia local, o paciente pode ser liberado até um dia após a cirurgia.

Por outro lado, a recuperação é bastante efetiva e, na maioria dos casos, não necessitam de repouso ou cuidados especiais. Eventualmente é possível que a região fique roxa em um primeiro momento, mas não se caracteriza em uma preocupação, já que essa é uma reação esperada. Basta que o paciente evite tomar sol e se mantenha em ritmo reduzido de atividades que exigem esforço físico demasiado.

Concluindo, é fundamental conferir as referências profissionais sempre que possível. Afinal, confiar no procedimento é parte importante no resultado da cirurgia de umbigo. Ademais, o sucesso de uma plástica está diretamente relacionado à satisfação do operado. Por isso, quanto maior a segurança no plano operatório, menor a chance de frustração com o resultado idealizado.

O que achou deste conteúdo? Deseja saber mais sobre o procedimento? Então, entre em contato conosco e solicite uma avaliação.