Blog
8 passos simples e realistas para planejar o sonho da cirurgia plástica
É fundamental entender a necessidade de um planejamento eficiente, levando ainda em consideração a relação entre os objetivos e a expectativa do paciente.
COMPARTILHE: |

Melhorar a autoestima é um dos principais fatores responsáveis pelo aumento do número de cirurgias plásticas no país. De acordo com levantamento divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil registrou cerca de 1,5 milhão de procedimentos no último ano. 

Ao atingir essa marca, acabou ultrapassando os EUA e agora ocupa a primeira posição no total de intervenções cirúrgicas de caráter estético. Até mesmo aqueles que são contrários a ideia de passar por esse tipo de procedimento acabam se tornando entusiastas ao idealizar a mudança de alguma parte do corpo.

Entretanto, é fundamental entender a necessidade de um planejamento eficiente, levando ainda em consideração a relação entre os objetivos e a expectativa do paciente. Isso porque, em uma parcela considerável dos procedimentos médicos dessa natureza, nem sempre é possível obter o resultado esperado.

Portanto, para minimizar as frustrações de uma perspectiva ilusória sobre a cirurgia plástica e maximizar os resultados de procedimentos cirúrgicos dessa natureza, elencamos 8 cuidados essenciais. Boa leitura!

1. Procure por um profissional devidamente habilitado

O primeiro passo para uma cirurgia plástica de sucesso é definir o médico certo para realizar o procedimento desejado. Em via de regra, os critérios básicos para avaliar a competência de um cirurgião é observar se o mesmo dispõe de um título de especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Esse detalhe oferece total segurança para o paciente que se submeterá ao procedimento, dando-lhe elementos que comprovam a habilidade do profissional. Afinal, isso mostra que o mesmo passou por uma formação mais aprofundada e certifica de que seu trabalho está pautado sobre um código de ética e segurança na condução de suas atividades.

2. Busque referências da clínica escolhida

Agora que você já escolheu o profissional mais indicado para o procedimento cirúrgico desejado, é hora de refletir sobre o local onde ela será realizada. Nessa primeira etapa, é indispensável que os pacientes tomem certos cuidados. Para tanto, procure referências para basear a sua escolha sobre experiências reais.

Embora os resultados sejam individuais, é muito importante ter uma boa base. Além disso, complicações decorrentes de intervenções cirúrgicas são sempre um risco. Por isso, faça uma análise criteriosa da infraestrutura da clínica ou hospital. Certifique-se de que nele há todo equipamento necessário para agir prontamente contra eventuais emergências.

3. Faça uma consulta de avaliação

Outro ponto para planejar uma cirurgia plástica com sucesso é agendar com antecedência uma consulta de avaliação. Esse é o momento para conversar de fato com o especialista sobre os seus anseios e verificar a viabilidade da cirurgia como solução para obter os resultados desejados.

A consulta preliminar é um bom momento para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento, ou seja, apresentar as motivações e entender os riscos e contraindicações. É nessa etapa que as expectativas em relação às técnicas aplicadas serão alinhadas. Afinal, os resultados dependem de muitos fatores e expectativas exacerbadas podem distorcer o que é possível alcançar. 

4. Realize os exames obrigatórios

Antes de passar por qualquer tipo de procedimento médico, o paciente deve se submeter a exames prévios para analisar sua condição geral de saúde. No caso da cirurgia plástica, é comum que sejam solicitados exames pré-operatórios de hemograma, glicemia, urina e eletrocardiograma.

Em situações específicas, o médico pode ainda requisitar exames de imagem, a avaliação física e análises adicionais para investigar o risco de hemorragia, a capacidade de cicatrização do organismo do paciente, seu sistema imunológico, entre outros. O objetivo é encontrar o caminho mais seguro para diminuir as chances de complicações em decorrência do processo operatório.

5. Defina a época mais conveniente para você

Cabe ao paciente em conjunto com o médico cirurgião agendar o procedimento cirúrgico para a melhor data possível. Recomenda-se que seja levado em conta o período de recuperação do pós-operatório bem como a disponibilidade de suporte durante essa fase.

Outra dica importante é dar preferência para os períodos mais frios nos quais a incidência do sol é menor. Afinal, a exposição das cicatrizes aos raios solares não é indicada e o inchaço provocado por alguns procedimentos podem ser maiores em outras épocas do ano.

6. Cuide da sua alimentação

Embora a cirurgia plástica não seja indicada para o tratamento da obesidade, ter uma alimentação equilibrada é fundamental para quem deseja realizar um procedimento estético. Isso porque, resultados a longo prazo de técnicas como a lipoaspiração e a abdominoplastia podem ser comprometidos com o ganho de peso.

Por isso, antes de decidir passar por uma cirurgia, é muito importante que os pacientes adotem hábitos alimentares mais saudáveis, promovendo a reeducação alimentar. Além da manutenção do peso e da saúde geral, é por meio da alimentação que o paciente ingere os nutrientes necessários para fortalecer os resultados de uma cirurgia estética.

Na prática, o consumo de vitaminas do tipo A, C e E, por exemplo, contribui para redução do desgaste celular que causa o envelhecimento da pele, fortalece o sistema imunológico e combate os processos inflamatórios do organismo. Por outro lado, alimentos industrializados e processados ricos em açúcares e gorduras saturadas devem ser evitados para promoção do bem-estar e satisfação estética do paciente.

7. Abandone hábitos negativos

Em linhas gerais, o médico cirurgião oferece uma lista com diversas recomendações e cuidados necessários à manutenção do resultado da cirurgia plástica. Os principais pontos estão diretamente relacionados a uma mudança radical no estilo de vida, especialmente daqueles que fazem uso descomedido de cigarros e bebidas alcoólicas. 

Isso porque, enquanto o tabaco compromete a circulação sanguínea por conta de suas substâncias tóxicas, as bebidas alcoólicas reduzem a imunidade, aumentam o risco de sangramentos e comprometem a eficiência das medicações ministradas. Em outras palavras, o uso dessas substâncias pode comprometer severamente o resultado da cirurgia, podendo inclusive inviabilizá-la.

Por outro lado, como já destacamos, é preciso recuperar bons hábitos alimentares e controlar doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão e obesidade. Por fim, é preciso construir ou manter uma rotina de atividades físicas para favorecer os resultados da cirurgia plástica. Afinal, o sedentarismo além de comprometer o sistema cardiovascular, prejudica o controle do peso.

8. Invista em uma boa condição de saúde

Procedimentos cirúrgicos ainda que minimamente invasivos estão associados a riscos que podem ser moderados ou não, de acordo com o perfil de cada paciente. Por isso, é muito importante manter a saúde em dia antes de se submeter a procedimentos de qualquer natureza.

Caso contrário, as chances de complicações durante a operação são elevadas, comprometendo o plano operatório e, em casos mais graves, levando o paciente a óbito. Além disso, é possível que o prazo para recuperação seja consideravelmente estendido, afinal, com o sistema imunológico comprometido, o paciente poderá levar mais tempo para se recuperar.

Concluindo, para planejar uma cirurgia plástica e obter os melhores resultados possíveis é preciso estabelecer uma relação de confiança e proximidade com o cirurgião escolhido. Ademais, basta seguir as dicas e recomendações que trouxemos neste artigo para alcançar sucesso tanto no procedimento desejado quanto em sua recuperação.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato conosco para conhecer os procedimentos realizados e marcar sua consulta. Nossa equipe está pronta para lhe atender.